

"O hungu é um instrumento de corda, de origem angolana, tendo-se espalhado por toda a África e sendo conhecido, na sua maioria, pelo mesmo nome. Em Angola, também é conhecido por m'bolumbumba e é utilizado entre os Kimbundu, Ovambo, Nyaneka, Humbi e Khoisan[1]. Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde tem o nome de berimbau e serve para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira.
No Brasil também é conhecido por urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo. Em Portugal, tem o nome de berimbau de peito e no sul de Moçambique tem o nome de xitende."
in wikipédia
"Os dois tipos de berimbau mais vulgares são o de peito e o de boca, tendo ambos os instrumentos uma enorma capacidade rítmica, através da diversidade de sons que é possível retirar destes instrumentos.
Berimbau de Peito
O Berimbau de peito é composto por um arco de madeira e um arame de metal em tensão no arco. A caixa de ressonância é uma cabaça vazia presa num estremo do arco.
É tocado na vertical segurando o arco com uma das mãos e segurando uma pequena pedra com o indicador e polegar fazendo pressão no arame para alterar o som.
O som também é alterado aproximando e afastando a cabaça da barriga. A outra mão percute o arame com um pequeno bambu ou pau (20cm aproximadamente) e segurando um pequeno caixixi (pequeno instrumento de percussão, normalmente preenchido com sementes).
Berimbau de Boca
O berimbau de boca tem dimensões mais reduzidas e em vez da cabaça, utiliza como caixa de ressonância a própria boca do tocador.
O som deste é semelhante a uma mola e o movimento da língua altera este curioso som"
in AT-Tambor.com
Sem comentários:
Enviar um comentário