
"Todo o capoeirista tem direito de escolher o seu nome novo e esse nome é pra vida toda...até pra depois da morte" in Besouro-O filme
"Formação do aluno
O aluno, quando entra para o grupo, não possui nenhuma graduação, treinando assim de seis meses a um ano até ser baptizado. O baptizado é antes de mais, um evento, que compreende o baptismo de todos os noviços, isto é, um jogo entre o aluno e um mestre (com quem não treina habitualmente) que aplica uma queda, após a qual, o aluno não só recebe a primeira corda, como também passa a ser considerado um capoeira dentro da comunidade capoeirista. Nessa altura, recebe também a sua alcunha, na capoeira é habitual todos os alunos terem uma alcunha, é uma tradição de longa data.
A partir deste momento o capoeira passará a trocar de corda, e não a ser baptizado. O aluno receberá a sua graduação não só pelo seu desenvolvimento técnico e cultural, mas também pela participação no grupo, pelo carácter do aluno/capoeira, pelos conhecimentos exigidos para cada graduação, entre outros itens, que serão avaliados pelo professor."
Ainda não fui baptizada, sou uma calça caída, não possuo corda e a alcunha ainda não foi apresentada à comunidade capoeirista, no entanto chamam-me Violinista. Muitos perguntam: "Tocas violino?não?então porquê o nome?" Tudo resume-se à minha ginga com um toque personalizado, isto é, quando gingo inclino a cabeça como se realmente tivesse um violino.Enfim parece que estou a tocar um violino imaginário quando gingo;) Gosto de pensar que "Toca em meu corpo um berimbau";)